As pessoas sempre me perguntam qual é a bagagem ideal para a viagem?

E eu sempre respondo para elas, que a bagagem ideal é aquele que você consegue carregar.

Quando você vai para fora do Brasil, a equação é simples: Você não terá ninguém para carregar a sua bagagem. Desde o momento que você desembarcar no aeroporto até você chegar no aeroporto da sua cidade, a bagagem é uma responsabilidade sua.

Então, você vai carregar ela na saída do aeroporto, no metrô, na troca do metrô, no caminho do hotel, no caminho do aeroporto de volta, etc.

O modo mais barato de se locomover internamente entre os países é se locomovendo por conta própria. Então é lembrar que você vai puxar isso na cidade, vai puxar no metrô, vai puxar quando for pro país vizinho, etc.

A bagagem ideal é aquela que você pode carregar. Hoje as pessoas costumam usar somente de 30 a 40% das coisas que elas levam quando embarcam.

Então eu sempre digo, principalmente para as mulheres, que é preciso diminuir. Quando você faz uma viagem internacional você usa apenas uma roupa por dia. Não temos aquela possibilidade de voltar ao hotel, tomar banho, trocar de roupa e sair novamente. Dessa forma, o ideal é uma roupa por dia. Sempre dou a dica de usar um tecido mais leve que o jeans e usá-lo mais de uma vez.

Eu sempre brinco com os passageiros que uma ótima forma de arrumar a mala é no último dia, tirar 20% dela.  Eu garanto que não vai fazer falta !

Essa sim, é a mala ideal. Quanto menor a mala, mais fácil tê-la como companheira de viagem.

Por Armenita Mendonça